Yoga terapêutico: a cura de dentro para fora no tapete

O yoga terapêutico (YT) recorre aos mesmos princípios filosóficos e a inúmeras abordagens comuns ao yoga. Porquê então chamar-lhe yoga terapêutico se todos reconhecem o quanto o yoga, nas suas múltiplas formas, já contribui para o bem-estar de quem o pratica?

De acordo com a Associação Internacional de Yoga Terapeutas (IAYT), o YT é a “aplicação dos princípios e práticas do yoga com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar no contexto de uma relação terapêutica que inclui uma avaliação pessoal, o estabelecimento de objetivos pessoais, a gestão do estilo de vida e práticas de yoga individualizadas ou em pequenos grupos”.

O yoga é geralmente praticado para a saúde preventiva e bem-estar geral, com o objetivo de equilibrar o corpo e a mente. É facilitado por um instrutor que demonstra posturas, movimentos, técnicas respiratórias e de concentração/meditação a um grupo. Por sua vez, o YT é uma intervenção individual direcionada para condições específicas de saúde, não sendo substituto de qualquer tipo de tratamento considerado conveniente. O papel do YT é potenciar o tratamento, trazendo o cliente para um contexto de maior presença, calma e consciência de diferentes dimensões do seu processo de cura.

No YT, as práticas são concebidas com um objetivo pré-definido, tendo em conta a constituição física individual, o historial de saúde, os níveis de energia, o estado mental e as necessidades específicas de cada indivíduo. Para tal, o yoga terapeuta necessita de combinar o profundo contexto filosófico do yoga, com informação biomédica relevante para a compreensão de sintomas e tratamentos, e para facilitar sinergias entre a cura alopática (ou outra) e o caminho do yoga. O yoga terapeuta conhece o âmbito e os limites da sua intervenção, sabe definir quaisquer contraindicações individuais, e está preparado para referir o cliente para tratamento especializado em caso de sinais de alarme. No processo terapêutico existe segurança, empatia, respeito e comunicação ativa que alimentam o processo de auto-descoberta, auto-conhecimento e autonomia do cliente. A cura é um caminho que se faz de fora para dentro. Mas também de dentro para fora. Iluminar esse caminho é o papel do yoga terapêutico.

Leitura adicional

Vasudevan, Saraswathi (2024) Roots of yoga therapy – Tracing the trajectory of illness and healing. Yoga Therapy Today. Edição da primavera: 34-39. Fonte: https://www.iayt.org/page/YTT_Landing