Testemunhos

Teresa G

Luz A

Isabel B
Após a cirurgia (anca), senti alguma insegurança em efetuar alguns movimentos básicos do dia a dia. O yoga terapêutico permitiu, através do treino de movimentos seguros orientados pela Leonor, a agilização e conforto psicológico na realização dos mesmos. Além disso, os exercícios respiratórios e a meditação reduziram a minha inquietude e foram fundamentais para me sentir mais forte e consciente do meu corpo.
Cláudia P
Obrigada por tudo e só posso agradecer por todos os ensinamentos, disponibilidade e amor que sempre demonstrou. A prática do yoga ao longo destes meses permitiu-me estar mais consciente e ter um maior controlo no meu corpo. Em situações de maior stress, desconforto, dor física e emocional, fazer as respirações permitiram acalmar e ganhar força para ultrapassar as dificuldades. Gosto particularmente das metáforas associadas às posturas (por exemplo árvore/ guerreiros...) ajudam-me a enraizar e sentir o poder da mente no corpo. Fisicamente, fazer a prática semanalmente ajudou-me a sentir menos dores e ter mais flexibilidade, visto que estava mais parada. Senti que ao longo deste processo tornei-me mais forte e as práticas do yoga forneceram-me ferramentas valiosas para enfrentar os desafios que vivi diariamente.
Paula J
No início das sessões sentia-me muito deprimida, perdida, sem recursos para lidar com minha tristeza, para sair do poço de sofrimento em que me encontrava. Ao longo das sessões (inicialmente ao ar livre e mais ativas, como caminhar) ajudaram-me a voltar à terra, a abrir-me ao mundo. Fui-me sentindo aos poucos menos irrequieta e ansiosa. Nas últimas sessões, consegui relaxar a ponto de adormecer (uma sensação muito boa e impensável), a ver coisas boas em mim, que estavam soterradas por uma muito baixa autoestima, e a percepcionar coisas bonitas no exterior. O negro começou a ficar com tonalidades coloridas. A partir daqui, foi um crescendo até hoje. Sinto-me bem, serena. Bem haja.
Magda T
Gostava de deixar aqui o meu testemunho para ajudar as pessoas que ainda estão na dúvida relativamente ao uso e à aplicação do método de yoga terapêutico nas suas vidas. Eu também desconhecia! Todas as sessões começaram com uma conversa amiga, onde havia sempre a preocupação de perguntar como eu estava, o que me fez perceber que não estava a fazer um programa geral nem a seguir uma agenda, era muito pessoal, focado em mim, na minha semana e naquele momento, o que era maravilhoso! Um dos meus principais objetivos nestas minhas sessões era o de aprender a acalmar-me durante situações que me causavam ataques de pânico/taquicardia. Trabalhámos muito a respiração para resolver isso, o que agora tento usar nessas situações. Sinto que posso beneficiar de mais sessões, não só para controlar os meus sintomas fisiológicos, o que ainda tenho algumas dificuldades em fazer, mas também para prevenir o despoletar destas situações. O mais impressionante de todas as sessões era o momento de relaxamento no final, que era tão tranquilo e tão energético ao mesmo tempo, que não tenho palavras para o descrever, mas que criava em mim um sentimento de gratidão, amor e paz. Foi a primeira vez que experimentei yoga terapêutico e acho que é uma ferramenta maravilhosa e poderosa que pode facilitar bastante alguns momentos difíceis das nossas vidas.